12 jul 2010

Documentos Necessarios, Validação dos documentos na Argentina e Trâmites legais do visto para viver na Argentina

Os documentos necessários para a sua matricula e inscrição na faculdade/MIU são:

· RG (Cédula de Identidade – caso não tenha passaporte) ou Passaporte

· Histórico Escolar/Certificado de Conclusão do Ensino Médio – Ambos devem ter a firma do diretor reconhecida em cartório, carimbo da secretaria estadual de educação do seu estado, ou, do MEC (Ministério da Educação), e chancela do Ministério das Relações Exteriores (que pode ser obtida em Brasília). É bom que se tenha uma cópia autenticada desses documentos.

· Certidão de nascimento original – A validade da certidão de nascimento (seja nacional ou estrangeira) na Argentina é de apenas 10 anos, assim, quem tem sua certidão de nascimento expedida a mais de 10 anos deve providenciar uma segunda via da mesma, atualizada. A certidão de nascimento também, obrigatoriamente, deve ter a chancela (carimbo) do Ministério das Relações Exteriores. Também é bom que se tenha uma cópia autenticada da mesma.

· Antecedentes Criminais da Policia Federal do Brasil – É necessário a autenticação da assinatura do delegado reconhecida em cartório e também passar pelo Ministério das Relações Exteriores obrigatoriamente.

Obs: Todos os documentos devem estar em perfeito estado e sem plastificação.

A validação dos documentos só é dado através da tradução dos mesmos (apenas necessário a tradução do seu histórico escolar e certidão de nascimento) em um dos colégios de tradutores da Argentina e com os carimbos do Ministério da educação Argentino e Ministério das Relações Exteriores Argentino. Todos esses trâmites citados nesse parágrafo são feitos aqui na argentina com o nosso auxílio. Deixamos a ressalva que para a efetuação de tais trâmites o governo argentino faz a cobrança de uma taxa.

A entrada no país pode ser feita apenas com o seu RG original, por causa do acordo do MERCOSUL entre o Brasil e a Argentina, e todos os trâmites legais do visto também podem ser feitos apenas com o RG, caso não possua passaporte. Esse acordo torna fácil a obtenção do visto de permanência ou de estudante no país, sem precisar de muita burocracia.

Aos estudantes de medicina é viável a obtenção apenas do visto de estudante, que tem duração de 2 anos, e pode ser renovado logo após o término desse prazo. Seguindo essa recomendação, será mais fácil conseguir fazer residência médica (caso você queira fazer sua residência na Argentina), pois assim se comprova a estadia no país apenas para estudo.

É recomendado dar entrada nos trâmites do visto assim que chegar no país, pois os antecedentes criminais do Brasil tem validade apenas de 1 mês na Argentina. Para isso seus documentos não precisam estar traduzidos (a tradução é exigência da faculdade), é obrigatório mostrar o selo de ingresso no país - que será recebido assim que entrar na argentina -, que tem validade de 3 meses, tempo equivalente para que os trâmites legais com respeito ao visto de estudante estejam prontos. Esse último também exige alguns custos.

Legenda: Selo 1 do Ministério das Relações Exteriores

Legenda: Selo 2 do Ministério das Relações Exteriores


Legenda: Selo 3 do Ministério das Relações Exteriores

Legenda: Carimbo da Secretaria de Educação Estadual

Legenda: Carimbo do MEC sobre copia autenticada de Histórico Escolar

Legenda: Firma Reconhecida em Cartório

Legenda: Selo do Cartório de Constância de firma reconhecida

2 comentarios:

  1. oi, queria dizer que seu post foi um divisor de aguas , mas é só isso mesmo que preciso levar pra argentina ?

    ResponderEliminar
  2. ah e queria deixar pro pessoal que for ler ou fazer um comentário a "complementação" desse post pra quando estivermos na argentina

    ResponderEliminar